sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O mar a primeira vista

Beco das Garragas
Passou pouco mais de uma semana de nossas férias de 15 dias. Não aproveitamos muito ainda, pois os primeiros dias foram de chuva e muito vento. Este clima não é muito típico de dezembro e janeiro em Prado. Poucas vezes passamos por isso aqui e nunca foi por tantos dias.


Prado é uma cidade de uns 500 anos (sem figura de linguagem). Mas, ao contrário de Porto Seguro, ficou meio parada no tempo. Recebe sua carga de turistas, tem pousadas e restaurantes charmosos, lojinhas de souvenirs. As ruas de paralelepípedos permanecem, é claro, mas as várias vias de terra denunciam o descaso dos governantes. Suas praias são calmas e de água morna e talvez seja por isso que o ambiente é tão "família".

Igreja de Nossa Senhora da Purificação
Além da praia do Prado, ao norte temos as praias do Farol, Amendoeira, Paixão, Tororão, Ostras, Cumutuxatiba, Barra do Cahi e Corumbau. Algumas são bem desertas e sem estrutura nenhuma. Tais praias são destinos alternativos para turistas munidos de automóveis um pouco mais robustos. As curvas, desníveis e, talvez algum ponto enlameado, exijam tal equipamento. Cumuruxatiba é a mais preparada para receber turistas com pousadas, restaurantes, estabelecimentos comerciais.

Avenida 2 de Julho, de parabelepípedos e,
há uma árvore estacionada.
Dizem as más línguas (ou seriam as boas?) que Prado é o verdadeiro berço do descobrimento. Foi em águas pradenses que o Monte Pascoal foi avistado. Quando estamos perto de Cumutuxatiba avistamos o monte. Do litoral de Porto Seguro é impossível avistá-lo. Em Barra do Cahi há indícios de que a esquadra de Cabral tenha desembarcado por lá.

Se o Brasil foi descoberto ou não em Prado, não importa. Sim, é legal pensar que foi aqui, mas Prado vai estar sempre na minha memória como o lugar onde eu conheci o mar.

Enquanto isso vamos tentar aproveitar ao máximo estes poucos dias que nos faltam. Até a próxima.

Tati

Nenhum comentário:

Postar um comentário